sábado, maio 13, 2006

Lógica

Por que é que eu nunca aprendi LÓGICA em 15 anos de ESTUDOS eu não sei.

E também não sabia resolver essa questão que caiu no TC, saca só:

Calvino escreveu “o visconde partido ao meioou Malraux escreveu “a morte do leão”.

Se Saramago escreveu “ensaio sobre a cegueiraentão Rimbaud escreveu “a batalha”.

Se Malraux escreveu “a morte do leãoentão Rimbaud não escreveu “a batalha”.

Saramago escreveu “ensaio sobre a cegueira”.

Conclui-se que:

a) Calvino escreveu “O visconde partido ao meio” e Malraux escreveu “A morte do leão”.

b) Malraux não escreveu “A morte do leão” e Rimbaud não escreveu “A batalha”.

c) Rimbaud escreveu “A batalha” e Calvino não escreveu “O visconde partido ao meio”.

d) Calvino não escreveu “O visconde partido ao meioou Saramago não escreveu “Ensaio sobre a cegueira”.

e) Saramago escreveu “Ensaio sobre a cegueiraou Malraux escreveu “A morte do leão”.


Alguém aí sabe?

6 comentários:

Anônimo disse...

A resposta é a letra e.
Todo mundo sabe disso.
Só a UFPR que não.

Anônimo disse...

letra e... saramago escreveu, rimbaud escreveu, malraux nao escreveu, e calvino escreveu...
isso é do seu concurso?? q chatinho...

meu amigo de 22 anos casou... com uma menina de 19... nao engravidou nem nada... e eu nao tive coragem de perguntar pra ele POR QUE CASAR, ja que ele tava muito felizinho no casamento!!

Anônimo disse...

p ou q (I)
r então s (II)
q então não-s (III)
r (IV)
-------
s (V: II e IV)
não-s ou não-q (VI: III)
não-q (VII: V e VI)
p (VIII: VII e I)

Agora, às alternativas
A) p e q (temos não-q: F)
B) não-q e não-s (temos s: F)
C) s e não-p (temos p: F)
D) não-p ou não-r (temos p e r: F)
E) r ou q (temos r: V)

Logo, o que a bundinha disse é verdade.

Anônimo disse...

Entao, eu tambem respondi letra E, mas o gabarito diz que e C.

PORRA

Anônimo disse...

Então o gabarito está errado.




E tenho dito.

Anônimo disse...

Letra E.